Follow my blog with Bloglovin

15/03/2018

Vou ali e venho já - O início

Palavra Padrão
Este projeto surge de uma parceria com o blogue da Daniela e do Artur: Palavra Padrão!
Tudo começou com este post: Perdi-me no Google Maps | Street View Photography.
Já conhecia o conceito mas nunca me tinha aventurado nessas andanças.  Comentei que seria interessante fazermos um instameet digital - um intameet por streetview!
Do comentário à ideia, da ideia à concretização, de desconhecidos a parceiros de projeto.

A ideia desde projeto é "viajar" por todo o mundo sem custos e de forma rápida, sem esquecer as fotografias para lembrarmos esses lugares. Não precisamos de nenhuma companhia aérea, só do Google Maps ou o Google Earth. "Vou ali e venho já", uma escapadela mensal, uma comunidade de curiosos que se junta para explorar uma cidade/país à escolha. A street view photography, consiste em registar fotografias através de plataformas interativas de localização.

"Vou ali e venho já"

Como participar?
Enviar email para voualiivenhoja@gmail.com para receber as instruções.

Como sei qual é o destino do mês?
Cada mês terá uma cidade escolhida como destino, que será anunciada no grupo de Facebook do projeto e enviada por email para os viajantes.

O que registar e como partilhar?
Só teremos em comum o lugar a visitar. As "fotografias" dessa viagem podem ser partilhadas no blogue. No dia 15 de cada mês, os viajantes deverão publicar o seu post de viagens, que podem incluir curiosidades sobre o local ou outras questões ou informações que achem interessante partilhar.

Não tenho blogue mas quero participar, posso?
Sim. Queremos que viagem connosco! Podem partilhar os vossos relatos no Facebook e/ou instagram com a hastag #voualiivenhoja .

Para que serve o grupo de Facebook "Vou e ali e venho já | Street View Photography"?
(Usando as palavras da Daniela, uma vez que eu não tenho Facebook e que a missão está tão bem explicada)
"Destina-se à partilha e convívio entre todos os viajantes. Aqui poderão conhecer quem mais viaja connosco, e partilhar os vossos olhares! Além disso, será também um local de informação privilegiada: aqui encontrarão a cidade do mês e outras informações relevantes sobre o projeto. O produto final será sempre uma galeria com uma seleção dos registos de cada cidade visitada, assim como a divulgação do nome, junto com o link da publicação, de todos os viajantes.

Nota: estas informações também serão enviadas para o email e disponibilizadas nos 2 blogs fundadores, e para quem não tem facebook, estamos disponíveis para criar um grupo do whastapp, caso achem necessário!

Missão do projeto
Mais do que andar a laurear a pevide virtualmente, este projeto nasce com um conjunto de intenções que assentam que nem uma luva nos valores dos blogs promotores:
* Preservar a memória coletiva de um espaço
 Muito embora os registos já existam, encontram-se  em bruto. O projeto entra no sentido de "pescar" e trabalhar alguns excertos visuais do espaço, imortalizando-os numa galeria virtual.
* Potenciar múltiplos olhares sobre o mesmo "objeto"
Acreditamos que não existem duas formas iguais de ver o mundo, e é nisso que assenta o "Vou ali e Venho Já", na combinação de perspetivas distintas, cada uma reflexo do viajante que está por detrás do ecrã. A decisão de escolher registar uma árvore, um edifício, um conjunto de pessoas ou uma estrada deserta, traz à boleia uma forma de estar e intrepretar a realidade, e é isso que queremos guardar, as visões de cada um dos nossos exploradores.
*Conhecer, consciencializar, agir
Queremos que esta brincadeira dê o salto para um pretexto de reflexão sobre o que nos rodeia, e por isso apelamos a que os viajantes se envolvam nos destinos visitados. Saber mais sobre o espaço e, eventualmente, sobre ações sociais, ambientais e culturais em curso, dando a opção às pessoas de apoiar causas com as quais se identificam, é uma das ambições que iremos concretizar no momento de divulgação do destino. Os viajantes que assim desejarem, poderão incluir também nas suas publicações reflexões sobre a "viagem", pistas para conhecer a cidade e também alguns causas/iniciativas que achem pertinentes. "

Para ilustrar que é possível fotografar sem sair do lugar fotografei o meu bairro preferido de Lisboa, os Olivais. O bairro onde vivi 20 anos e que me é tão querido.
Vou ali (aos Olivais) e venho já




Contamos contigo? Sim?
Bem-vindos a bordo senhores passageiros. Este é o voo VAEVJ.
Na preparação para a descolagem queiram sentar-se, ligar a internet com segurança, abrir a plataforma Google Maps/Earth. Para vosso conforto e segurança, por favor coloquem Olivais como destino no campo de busca.
Informamos que todos os nossos voos são especiais, poderão abandonar a viagem em qualquer circunstância.
Para mais informações relativas a estas viagens, contacte um membro da tripulação ou veja o folheto de segurança (aka video que explica como participar no projeto).

Obrigada Palavra Padrão por me levarem a viajar! Por terem feito o logo o vídeo e por me inspirarem e desafiarem a criar mais! Não há desculpas para fechar a criatividade a sete chaves! Grata por os nossos caminhos se terem cruzado.

4 comentários:

  1. QUE IDEIA BRUTAL! Ai caramba. Não me alisto já porque não sei se aguento mais um projecto, mas isto é tão bom!!!

    ResponderEliminar
  2. e como não adorar portugal...

    https://oilperdeuomatto.files.wordpress.com/2018/03/pessoas-a-ver.png

    pessoas genuínas a olhar para um carro cheio de apetrechos no tejadilho e certamente um motivo de conversa para o resto da tarde...

    ResponderEliminar

Lucie Lu © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.